A etapa mais importante da construção: Escolha do terreno! 

Escolher o terreno que você irá construir seu sonho é uma das etapas mais importantes antes da execução da obra. Analisar todos os pontos positivos e negativos das opções disponíveis e tomar a decisão exige muita atenção. Construir a casa própria pode ser um dos maiores investimentos da sua família, por isso, o local que você irá morar não pode ser qualquer um. Neste post iremos lhe ajudar a decidir como escolher seu terreno ideal. 

Legislação 

O plano diretor divide a cidade em áreas e especifica o que pode ser construído em cada uma delas, ou seja, o tipo de construção, que podem ser residências, prédios, indústrias ou comércio. Além disso, são definidas as regras de uso e ocupação do solo. Entre as maiores exigências da prefeitura estão: recuos laterais e frontais, coeficiente de aproveitamento e taxa de ocupação. 

Os recuos são a metragem que você necessita deixar sem construir na frente e laterais do terreno. Ainda, o coeficiente de aproveitamento é a metragem quadrada que será permitido construir considerando todos os pavimentos. Por fim, a taxa de ocupação é o percentual do terreno que você pode utilizar para sua residência. 

Localização 

Saber as necessidades da sua família é o primeiro passo para definir quais os serviços são essenciais para ter perto do seu terreno e quais não são tão necessários. Entre os tipos de serviços estão: escolas, farmácias, mercados, bancos, comércios, hospitais, transporte público. Outro item relacionado com a localização é a segurança que pode ser verificada através da iluminação da rua ou vandalismos.  

Preço 

Os preços dos terrenos variam conforme a região e de acordo com a oferta e procura. No entanto, algumas características valorizam o terreno, tais como: localização e infraestrutura. A localização está relacionada com áreas mais centrais ou mais perto dos serviços. Já a infraestrutura são os acessos aos serviços básicos, entre eles, coleta de lixo, rede de esgoto, entre outros.  

Outra questão a ser analisada é se o terreno está localizado na esquina. Entre os benefícios está a iluminação natural e ventilação, no entanto, você aproveita menos os espaços.   

 Caso esteja procurando seu terreno ideal, acompanhe nosso próximo blog e saiba mais dicas para fazer a escolha certa e segura para sua família.