Qual o custo da minha obra?

Uma dúvida que toda pessoa que deseja construir possui é: quanto minha obra irá custar? 

Elaborar um bom orçamento não é uma tarefa fácil e acertar o valor exato de todas as despesas é algo que dificilmente você irá conseguir. No entanto, iniciar uma reforma ou obra sem uma estimativa de custo é loucura.  

 

O que é orçamento de obra? 

O orçamento é uma previsão de custo de materiais, mão-de-obra e equipamentos que serão necessários para executar sua obra. Para que essa estimativa de custo seja o mais compatível com o preço real, todas as despesas devem ser consideradas. Para isso, o projeto arquitetônico e os projetos complementares devem estar bem definidos e cada um necessita ser analisado.  

As despesas que englobam uma obra são diversos, desde materiais até impostos, luz e água. Esses custos para construir podem ser divididos em dois tipos: custos diretos e custos indiretos. 

Os custos diretos são todas as despesas relacionadas diretamente com a obra. Entre elas estão os materiais, mão de obra, serviços e aluguel de equipamentos, que podem representar de 70% até 90% dos custos, por isso, merecem atenção especial.  

Já os custo indiretos, são despesas relacionadas com a obra, no entanto, não estão diretamente aplicadas. Taxas na prefeitura, taxas de ligação de luz e energia, honorários do engenheiro, administração da obra estão inclusas neste tipo de despesa. As despesas indiretas podem alcançar 30% a 10% dos custos da obra.  

Quanto mais detalhado for seu orçamento, maior é a precisão dos gastos! 


 

Quais os tipos de orçamentos? 

Existem diversos tipos de orçamentos e cada um deles possui uma precisão diferente conforme seu grau de detalhamento.  

Caso você não possui seus projetos bem definidos, apenas uma ideia da área que deseja construir, é indicado que utilize o CUB (Custo Unitário Básico) para ter uma estimativa do custo que precisará desembolsar. O CUB é calculado mensalmente e mostra os preços por m² de projetos padrões definidos. Os projetos padrões são diferenciados pelo padrão da obra, número de pavimentos, tipos de construção, sendo fácil identificar em qual tipo sua obra está inserida. 

No entanto, o CUB não leva em consideração diversos custos inclusos na obra, sendo comum o preço ser diferente de um orçamento mais específico Como possui um nível de detalhamento mais baixo, possui grau de precisão também mais baixo.  

Caso você possua todos seus projetos bem definidos, é indicado que seja elaborado um orçamento analítico, que possui mais detalhamento e é feito especificamente para sua obra. Dessa forma, como possui maior grau de detalhamento, consequentemente, possui maior precisão.  

Para elaboração de um orçamento analítico são quantificados cada um dos serviços e materiais para executar sua reforma ou obra. O levantamento das quantidades é feito através das medidas fornecidas pelos projetos que estão bem definidos. O orçamento é organizado item por item de todas etapas presentes na obra.  

 

Caso queira um orçamento bem detalhado, a RAK pode lhe ajudar na estimativa de custo para reformar ou construir e, assim, executar sua obra com mais tranquilidade e segurança! Entre em contato conosco e tire todas suas dúvidas.