Saiba como escolher a cor ideal para seu imóvel

A melhor escolha visualmente na reforma predial é a pintura. Fazendo isso na parte externa da sua residência, você poderá criar uma fachada que atenda ao estilo que deseja. Porém, é preciso tomar alguns cuidados, pois as diversas cores de tinta podem causar impactos bem diferentes do seu esperado.

O lado externo da casa é mais exposto aos fatores climáticos, o que deve ser levado em consideração na hora de escolher os produtos certos para a pintura.

Você sabia? Algumas cores são mais indicadas para determinados tipos de casas. Prestar atenção em todos os detalhes pode fazer toda a diferença no resultado final de sua obra ou reforma!

Para ajudá-lo na escolha da cor ideal, desenvolvemos este artigo em que conversaremos um pouquinho sobre quais fatores devem ser considerados na hora de fazer a escolha da  cor certa para a área externa de sua casa. Vamos lá?

Considere a localização da casa.

Quando for escolher a cor para a fachada, o primeiro passo é olhar ao redor. Se sua residência é cercada por casas com cores claras, se sim, apostar em cores escuras pode não ser uma boa ideia. Não só pela estética, mas também por aspectos simples.

Caso sua fachada se destaque, é muito provável que ela chame bastante atenção de ladrões. O interessante seria buscar uma opção de cor que mescle com o restante dos ambientes e que também agrade o seu gosto pessoal.

Combine as cores de tinta com a arquitetura e demais componentes.

A arquitetura da casa, bem como os componentes: esquadria, iluminação externa e acabamento auxiliam no momento da escolha. A combinação com a esquadria não deve (de preferência) manter o mesmo tom da tinta. Essa era uma tendência forte nos anos 90, que já foi derrubada.

No caso da iluminação, se ela for somente natural, o aconselhável é que se aposte em tons mais claros, para que a noite a casa não fique tão escura. A arquitetura, caso for mais clássica, pede tons mais sóbrios.

Já ambientes rústicos, que possuem muita madeira, combinam bem com tons verdes, pois evocam natureza.

Dica da RAK: Esta em dúvida no melhor tipo de iluminação para sua casa? Dê uma olhada em nosso último artigo, nele você irá conhece os principais tipos de iluminação.

Defina o que as cores devem transmitir.

No entanto, cores vivas, como o vermelho e o laranja, criam um espaço alegre e divertido. Os tons mais escuros passam força e imponência. As cores claras, como bege e branco, transmitem neutralidade e conforto, sendo mais trabalhosas pela facilidade de conterem manchas.

É preciso entender, que a cor das paredes tanto externas como internas partem da escolha pessoal do morador. Escolher as cores de tinta da área externa é importante, já que são elas que transmitem a primeira impressão da sua residência.

Nosso post sobre cores de tinta ajudou? Gostaria de mais artigos de dicas como este? Então continue acompanhando nosso site e também nos sigas nas redes sociais – RAK Engenharia – estamos no Facebook e no Instagram.

Deixe um Comentário