Como fazer um cantinho de estudo que te ajuda na concentração e produtividade.

Estudar e trabalhar em casa nem sempre é fácil. Afinal, existem diversos elementos de distração como a televisão, brinquedos, o sofá e a própria cama. Por isso, fazer um cantinho de estudo é importante para ajudar na concentração e na produtividade. 

Como fazer um cantinho de estudo

É muito simples fazer um cantinho de estudo em casa, este espaço pode ser montado tanto em ambientes amplos, quanto em cômodos mais compactos. Com um pouco de inspiração e criatividade, é possível decorar sem a necessidade de investir muito.

Local 

Analise o espaço físico que você tem em casa. Escolha um cômodo que tenha luz natural e seja o mais silencioso possível. Observe também a temperatura do espaço, muito frio ou com calor excessivo, pode causar desconforto durante o estudo. Um local arejado e com circulação de ar é o mais indicado. Evite áreas de passagem constante como corredores e cozinha, pois dificultam a concentração. Certamente, o quarto ou a sala são os mais indicados.

 

 

Itens necessários

A mesa deve ter um tamanho compatível com o seu espaço e necessidade. Bem como a cadeira, que deve ser confortável e encaixar na mesa com facilidade. A mais indicada é a cadeira ergonômica, pois permite regular a altura do assento, do encosto e dos apoios de braço, proporcionando uma postura correta, também outros itens são utilizados durante o estudo, como canetas, cadernos, livros e apostilas. Com o intuito de evitar interromper esse momento, deixe todos os materiais organizados no local. Uma dica é utilizar estantes ou gaveteiros. Por outro lado, para otimizar o espaço, instale prateleiras e nichos nas paredes.

 

 

Iluminação

Uma boa iluminação é essencial para a qualidade dos estudos. Um ambiente escuro pode causar sonolência, cansaço, desconforto e até dor de cabeça, devido ao esforço da visão. Já um local bem iluminado auxilia na concentração.

Uma dica essencial é a cor das lâmpadas. Em locais que exigem foco e atenção, use as brancas ou neutras. Evite as amarelas.

 

 

Decoração para cantinho de estudo

Junto com conforto, o cantinho de estudo também pode expressar estilo e personalidade. Uma dica é usar elementos, formas e cores que já fazem parte da decoração da casa ou do cômodo.

Em ambientes compactos, use ao máximo o potencial das paredes, instale prateleiras, nichos, murais, quadros e mapas. Sobre a mesa, insira caixas organizadoras, porta canetas e aparador de livros. Todos estes itens podem transmitir um estilo de decoração que combina com você e a sua casa.

 

 

Cantinho de estudo no quarto 

É comum montar um cantinho de estudo no quarto, por ser um cômodo mais tranquilo, se torna eficaz para o rendimento e concentração. Visando a otimização de espaço, busque por móveis multifuncionais, como o guarda-roupa integrado com escrivaninha ou a cama beliche com mesa.

Uma dica para delimitar e destacar o cantinho de estudo no quarto é decorar a parede com quadros, objetos ou até fazer uma pintura diferente.

 

 

Cantinho de estudo infantil 

Um espaço montado especialmente para as crianças estudarem, pode contribuir muito para o rendimento e o nível de motivação. Visto que, em casa, é muito fácil se distrair.

Em primeiro lugar, busque por uma mesa e uma cadeira que sejam confortáveis e seguros para a altura e a idade da criança. O mesmo cuidado deve ser priorizado nos objetos complementares, como prateleiras, nichos, caixas e porta canetas. É importante que a criança consiga alcançar todos os itens sozinha e com segurança.

A fim de deixá-la interessada nos estudos, crie um espaço convidativo, com as cores, formas e personagens que ela mais gosta. A parede é uma excelente aliada, pois é possível adicionar cor, quadros, pôsteres, papel de parede ou criar um local de expressão, como uma parede de lousa.

 

 

Cantinho de estudo simples

Para quem busca um cantinho de estudo prático e objetivo, pode focar na simplicidade e no minimalismo. Só para ilustrar, essas características também podem expressar um estilo e personalidade. Antes de mais nada, a dica é seguir o conceito de “menos é mais”, focando apenas no que é indispensável para o seu estudo ou trabalho e poucos adornos de decoração.

 

Deixe um Comentário